15/05/2010

ENSINAR, ADESTRAR E SE TOCAR!

Dicas importantes para a solução de problemas nas ROTATÓRIAS.


Aos NOVOS motoristas: reforçar o ensino de como utilizar as rotatórias;


Aos VELHOS motoristas: adestrá-los, já que pelo tempo de direção quem não aprendeu, não aprende mais;

Aos PEDESTRES: ensiná-los a usar a "mãozinha" com moderação. Têm rotatórias congestionadas por conta dos "trenzinhos” de pedestres que desfilam sem cessar, sem qualquer noção de que os veículos não podem ficar parados nas rotatórias!


Segundo afirmam engenheiros do tráfego, as rotatórias são uma evolução da engenharia de trânsito, pois permitem um bom controle dos conflitos nos cruzamentos, forçando a redução da velocidade e, conseqüentemente, diminuindo a possibilidade de ocorrência de acidentes.


A correta circulação de veículos nas rotatórias DEVERIA garantir fluidez no trânsito e contribuir para aumentar a segurança de pedestres e motoristas.


Para os autodidatas, seguem abaixo orientações para o uso de rotatórias:


A circulação deve ser feita sempre no sentido anti-horário, dando preferência para quem já estiver circulando na rotatória (isso é óbvio!).


Ao se aproximar da rotatória, o motorista deve reduzir a velocidade e parar, caso a sinalização determine (geralmente os motoristas avançam para pegar lugar dentro da rotatória).


Onde houver faixa de pedestre, significa que a preferência é deles. (infelizmente, pedestres não esperam para atravessar e os veículos acabam presos na rotatória e o trânsito não flui!).

O motorista deve sempre manifestar a intenção de circulação, acionando a seta. (os motoristas sabem o que é e onde fica, mas poucos sabem realmente usa-la.).

Nenhum comentário: