09/04/2010

GOVERNO, CULPADO! SERÁ?

Por mais que eu tente e me esforce não consigo entender por que todas as tragédias que acontecem (e que vão acontecer) em nosso imenso país são atribuídas aos nossos governantes!

É inconcebível aceitar que em uma DEMOCRACIA o povo seja vitima dos seus gestores. Não serão os gestores apenas a inconseqüência do povo?

Para os brasileiros "antenados" em hamburger, milk shake, fast-food, hot dog, shopping centers... e os "fisurados" em funk, axé music, reboleishon... vou relembrá-los, talvez não estejam "antenados" ou "fisurados" nisso, o significado de DEMOCRACIA: regime de governo em que o poder das importantes decisões políticas está com os cidadãos (POVO, NÓS), direta ou indiretamente, por meio de representantes (CANDIDATOS) eleitos (VOTADOS POR NÓS).

No referendo de abril de 1993 NÓS, POVO, optamos em MANTER o Regime REPUBLICANO e o Sistema PRESIDENCIALISTA.

Diante disso, podemos nós, após VINTE E CINCO anos elegendo nossos representantes, culpa-los por todo o descaso e corrupção?

Nós estamos a VINTE E CINCO ANOS entregando nossas ovelhas para os lobos cuidarem!

Nossos votos têm sido a OCASIÃO para os LADRÕES!

Somos criadores de corruptos e mantenedores dos mesmos!

Enquanto formos eleitores despolitizados e não-participantes teremos casas sendo engolidas nas encostas, alunos sem escolas e escolas sem educadores, doentes sem hospitais e hospitais sem recursos, vitimas sem justiça e crimes sem condenações.

Juntos NÓS SOMOS A FORÇA E O PODER, ELES NADA!

Quantas vezes elegemos e elegeremos Malufes, Sarneys, Collors.

Confesso que minhas esperanças em ver um amanhã melhor torna-se a cada dia menos provável.

Infelizmente o povo perde sua lucidez e, conseqüentemente, assiste seus familiares e amigos sendo soterrados pelas encostas, morrendo nos corredores dos hospitais, recebendo balas perdidas, atropelados por inconseqüentes...,

Não sei se o inferno existe, mas creio que aqui já se transformou em um e felizes os que já partiram, pois a dor dos que ficam será ainda muito maior.

Não vamos perder tempo jogando NOSSA CULPA nos que elegemos.

Nem seria justo já que, a maioria, conhecíamos “velhos carnavais”.

Não se pode culpar um lobo por comer as ovelhas que lhes são entregues.

Políticos nascem de nossos votos, são monstros que criamos e, muitos, alimentamos por vários mandados.

Antes de vender seu voto por uma VAGA DE EMPREGO BEM REMUNERADO, lembre-se que milhares de assalariados e desempregados encontrarão no crime condições mais favoráveis para sobreviver; antes de vender seu voto por uma CASA, lembre-se dos barracos que serão devorados pelas encostas e dos sem teto; antes de vender seu voto por COMIDA, lembre-se que um dia ela acabará e você continuará sendo mais um dos milhares de famintos; antes de vender seu voto, lembre-se que o PREÇO que pagarão não cobrirá o que vão te roubar; antes de vender o seu voto, lembre-se que estará se rendendo à corrupção, aos crimes, ao descaso, a injustiça, a ganância...; antes de vender o seu voto, lembre-se que sem educação, saúde e segurança as ruas por onde passarás serão cobertas de doenças, sujeiras e violência.

Antes de votar, lembre-se das encostas que soterram os barracos, das escolas e hospitais sem recursos, das ruas sujas e inseguras...

Somos NÓS os PRINCIPAIS CULPADOS por TUDO ISSO!

Não faça do SEU VOTO o nosso GENOCÍDIO!

Não sei por que, mas quando vejo as pessoas pedindo socorro a Deus, lembro-me da frase que Jesus disse, em seus últimos e agonizantes momentos de vida “Óh Pai, perdoai-os... eles não sabem o que fazem...”

Talvez seja essa a grande questão, não sabemos ou não queremos saber o que realmente estamos fazendo.

Assim, mais fácil atribuir toda a culpa a quem NÓS elegemos.

Nenhum comentário: